
Sua vida fica melhor com menos coisas? De acordo com muitos estudos científicos, a resposta pode ser sim. A capacidade que a desordem de uma casa tem de aumentar os níveis de cortisol desnecessariamente não deve surpreender ninguém. Afinal, quantas vezes você já olhou em volta para toda a sua bagunça, apenas para acabar ansioso e estressado? A chave para erradicar esse estresse é eliminar algumas coisas levando um estilo de vida mais minimalista. Curioso para saber o que significa viver em uma casa minimalista? Continue lendo.
Benefícios importantes de uma vida doméstica minimalista
- Isso libera seu tempo – Desde pensar e comprar coisas até limpar coisas e organizar, quanto tempo você pensa em “coisas” diariamente? Se tivéssemos que adivinhar, provavelmente seria muito. Imagine se você pudesse canalizar essa energia para outra coisa (qualquer outra coisa). De repente, você teria mais tempo para se concentrar em coisas que realmente importam, como relacionamentos, saúde, família, educação e hobbies.
- Isso tira você de casa – se não houver muito para explorar ou fazer em casa, é mais provável que você passe mais tempo fora. Além disso, quanto menos tempo você gasta dentro de sua casa limpando a desordem, mais tempo você tem para passar fora de casa curtindo as coisas que você ama. Quer se trate de novos restaurantes, explorando museus ou apenas passeando com o cachorro, o tempo gasto fora de casa com certeza será preenchido com experiências mais enriquecedoras do que simplesmente limpar sua casa.
- Além disso, melhora suas finanças – Viver um estilo de vida minimalista provavelmente ajudará sua conta bancária. Ao não gastar dinheiro em utensílios domésticos, você poderá economizar mais dinheiro a longo prazo. Ter dinheiro economizado permite que você pague os cartões de crédito, a dívida do empréstimo estudantil ou até mesmo o pagamento mensal do carro. Também permite que você gaste em experiências (pense: férias e viagens) em vez de bens materiais.
- Ele diminui seu estresse – muitas vezes, mais coisas significam mais estresse (para não mencionar, mais desordem e mais limpeza). Para diminuir seus níveis de estresse, simplesmente elimine a desordem da equação. Ao eliminar pertences desnecessários em seu espaço e concentrar-se na vida doméstica minimalista, seus níveis de estresse com certeza diminuirão drasticamente. Afinal, uma casa sem desordem significa uma mente sem desordem.
- Beneficia o meio ambiente – ser minimalista não só ajuda a sua mente, mas também ajuda o meio ambiente. Como assim? Quanto menos produtos você consome, menos resíduos você produz. Pense nisso: toda vez que você compra algo, normalmente vem embalado em algum tipo de material – seja papelão, papel, plástico ou até mesmo espuma. Muitas dessas embalagens são jogadas fora e vão parar em vários aterros sanitários. Ao consumir menos coisas, você estará criando um estilo de vida mais sustentável, que só beneficiará o meio ambiente.
Pronto para uma mudança de casa e de vida?
Para obter mais ajuda no planejamento de sua mudança, entre em contato com um dos nossos consultores. Boa sorte e boa mudança!