
O Transporte de cargas pesadas, principalmente no Brasil, é uma operação bastante complexa e desafiadora, e podemos dizer que quanto maior o peso e o volume mais complicada é a execução.
Além da burocracia, as transportadoras e clientes precisam enfrentar os problemas de infraestrutura das estradas do país e a insegurança que nos assola. São diversos os fatores que tornam o transporte de carga pesada mais dificultosa.
A atenta e rígida fiscalização que se dá sobre o transporte de cargas pesadas acontece primeiramente pelos riscos que são inerentes à operação.
O que se considera carga pesada?
Cargas pesadas, como o nome já diz, são aquelas de grande peso e volume, além disso, geralmente muito valiosas. Elas envolvem categorias como máquinas industriais, veículos, equipamentos agrícolas, vagões, contêineres, estruturas robustas para eventos, equipamentos e materiais da construção civil, equipamentos elétricos, entre outros.
Dessa forma os cuidados com segurança são de extrema importância para evitar acidentes e grandes avarias que podem gerar prejuízos físicos e financeiros.
O que é importante no processo de transporte de carga pesada para evitar problemas:
- para transportar cargas pesadas é preciso que a operação seja, em todas as suas etapas, executada por profissionais preparados;
- é importante ter um planejamento da rota, conhecer as estradas;
- o peso da carga deve ser bem distribuído no caminhão;
- a carga deve ser embalada com materiais adequados;
- é imprescindível uma boa cobertura de seguro;
- estar com toda documentação exigida pelas entidades reguladoras e todas as exigência legais cumpridas para rodar com segurança;
- operar com veículos apropriados para cada tipo de carga.
A empresa que opera este tipo de logística complexa deve ser experiência e enquadrada em todos os requisitos para operação, atendendo a todas as exigências obrigatórias dos órgãos fiscalizadores e bem importante, contar um plano de gerenciamento de riscos.
Por que é importante um plano de gerenciamento de riscos para o transporte de carga pesada?
O plano de gerenciamento de riscos contempla um conjunto de práticas para organização e otimização do processo, com objetivo de assegurar o êxito de todas as etapas que envolvem o transporte de carga pesada. Com este plano a transportadora pode avaliar os riscos e prever ações de prevenção ou ainda em caso de transtornos saber como lidar para solução dos problemas.
A Gabardo Mudanças oferece soluções logísticas que englobam mudanças residenciais, corporativas e industriais, com experiência e capacidade estrutural e profissional para transporte de cargas pesadas e perigosas. Conheça a empresa, suas certificações e operações no mercado brasileiro há décadas. Acesse www.gabardomudanças.com.br.